quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A saga da IKEA - parte1

O apartamento que eu vou morar em Jakriborg está vazio. Tem apenas os armários, geladeira, fogão, máquina de lavar e secar que aqui na Europa são coisas que fazem parte do apartamento mesmo. Porém, para o apartamento ficar habitável precisava comprar alguns móveis como cama, sofá, mesa e cadeiras. Então fomos ao IKEA. O IKEA para quem não conhece é uma loja sueca (famosa na Europa/Estados Unidos/Canada) no estilo TOK&STOK que temos em São Paulo que vende móveis (e utensílios para a casa) bonitos e fáceis de montar, só que com preços bem mais acessíveis.
Além da diferença de preço descobrimos outras diferenças:
1) Na entrada da loja você deve pegar papel e lápis para fazer algumas anotações (isso aqui você vai entender mais para frente...)
2) Ao olhar o preço das peças você já descobre a primeira diferença quando você encontra apenas um preço. Na TOK&STOK geralmente tem as opções de preço: "você monta" e "nós montamos". Lá tem somente a opção "você monta".
3) Na mesma etiqueta de preço existem alguns números indicando a estante e a prateleira que se se encontra aquela peça no depósito. Aquele pedaço de papel e lápis que você pegou na entrada serve para você anotar estes dados relativos as peças que você deseja comprar.
4) Quando acaba o mostruário e você pensa que a loja acabou, você se vê dentro de um depósito. Esta é a hora que você tem que obrigatoriamente pegar o que você quer comprar independentemente se você vai mandar entregar ou não. Então você pega o papelzinho que você anotou corretamente a posição do que você pretende comprar e põe no seu carrinho (que parece o carrinho de malas do aeroporto).
5) Depois que você já colocou tudo o que você queria no carrinho, vai para o caixa e paga.
6) Por último você vai em outro guichê onde você deixa tudo o que você quer mandar entregar e faz o pedido da entrega.
7) Você espera a entrega na sua casa. Porém, diferentemente do Brasil, entregar não significa ter o objeto colocado dentro da sua casa na posição que você pedir. Significa chegar com o caminhão na porta da sua casa e abrir a porta do mesmo. A partir daí você se vira!
Depois desta breve explicação sobre o funcionamento do IKEA vou entrar na parte que todos estão esperando: a experiência de brasileiros (mais especificamente a atrapalhada da Denise) fazendo compras no IKEA.
Eu, o Pedro e a Roberta fomos no domingo a tarde no IKEA (diga-se de passagem deve ser o programa do povo aqui em dia frio) para comprar móveis para o meu apartamento. Como o Dieter já havia explicado um pouco do funcionamento, pegamos os papelzinhos e os lápis para tomarmos nota das coisas.
A primeira parte que é escolher as coisas obviamente é a parte mais divertida. Eu diria que o mostruário é basicamente igual ao da TOK&STOK e não tem muita novidade. Só me atrapalhei porque o sofá que eu queria levar não tinha a posição no depósito e sim uma inscrição em sueco.
Chamei o vendedor e ele me disse que o assento daquele sofá não estava no depósito normal que fica na saída do mostruário, mas sim fora do IKEA. Mas ainda bem que no caso de entrega eu não precisava ir lá. Era só tirar a notinha com ele, pagar no caixa e entregar a notinha no balcão de entregas.
Na parte de pegarmos os móveis é que começou a diferença. Em primeiro lugar deixa eu agradecer o Pedro e a Roberta que me ajudaram a carregar coisas (foram 3 carrinhos).
As coisas nas prateleiras estavam todas dentro de caixas. Geralmente tinha um desenho da peça na prateleira e aí dava para identificar facilmente. Mas em algumas muitas ocasiões tinha a descrição em sueco (obviamente um sueco que eu ainda não sou capaz de entender). Mas ainda bem que tinha o preço das coisas, porque isso foi o que nos salvou! Eu tinha anotado o preço das peças.
Além disso acho que eu anotei errado a posição da mesa de jantar. Ficamos um tempão procurando até que deu 2 minutos para as 18:00 (o IKEA fecha as 18:00). Não sei se já cheguei a comentar, mas quando eles falam que fecham num horário eles realmente fecham naquele horário.
Fomos para a fila do caixa sem a mesa mesmo e depois de pagar (no meu cartão pessoal porque lá não aceita Amex), fomos para a fila do depósito de entrega.
Ali deu confusão. Lembra do assento do sofá que eu peguei somente a notinha? Pois é... fiquei tão afobada com medo do caixa ou balcão de entregas fechar que esqueci de apresentar a notinha no caixa e paguei só as coisas que estavam dentro do carrinho. Deu uma certa confusão porque a mulher não estava entendendo direito o que eu queria dizer.
Quando conseguimos resolver isso a mulher perguntou quando é que era para entregar as coisas e eu obviamente respondi "no sábado" já que é o dia que a gente pode ficar a toa esperando o caminhão. Nisso a mulher respondeu que não podia porque era proibido as coisas ficarem no depósito por mais de dois dias. Assim tinha que ser no dia seguinte (segunda) ou na terça.
Aqui vai um pequeno diálogo traduzido que ocorreu na ocasião:
Denise: Então eu escolho a entrega na segunda. Que horário tem disponível para a entrega?
IKEA: Vamos entre as 8:00 e 18:00?
Denise: Mas eu não posso escolher o horário? Nem se eu quero o período da manhã ou tarde.
IKEA: Sinto muito, mas não.
Denise: Mas moça, eu não posso ficar o dia todo esperando. Tenho que ir trabalhar.
IKEA: O que a gente pode fazer é te ligar 30 minutos antes de chegar na sua casa.
Denise: O que você acha Pedro?
Pedro: Vamos marcar então na terça porque na segunda tenho compromissos importantes na Sony Ericsson.
Denise: Então vamos mudar para terça.
IKEA: Ah! Na terça você pode escolher outro período de entrega: das 18:00 as 22:00.
Denise: Então é isso aí. Pode colocar na terça das 18:00 as 22:00.
IKEA: Você quer que tenha uma pessoa para te ajudar a carregar as coisas? Denise: Eu quero. IKEA: Então são 600 coroas. Denise: Ok.
Depois disso ainda tive que assinar um monte de papel e nesse meio tempo o Pedro descobriu que na sacola que ele estava segurando não estava a caneca que a Roberta tinha comprado.
Nisso o cara que fecha a porta do IKEA veio perguntar se a gente ia dormir lá dentro e o Pedro explicou que provavelmente tínhamos esquecido uma caneca que tínhamos comprado no caixa.
Os caras até foram legais. Foram com a gente até o caixa para verificar e depois acharam a caneca.
Quando a gente saiu no estacionamento só estava o nosso carro solitário no meio do estacionamento conforme vocês podem ver na foto.

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