segunda-feira, 20 de abril de 2009

Oslo - mais neve!

Em um dos finais de semana que o pessoal de Tools esteve aqui eles foram para Oslo e eu os acompanhei. Fomos eu, a Allyn, o Jeremias e o Daniel.
Naquela época já tinha parado de nevar em Lund e na verdade não haviam mais resquícios de neve. Mas ainda estava frio. Ficamos uma meia hora congelando num terminal de ônibus em Malmö enquanto conversávamos com o cara de Kosovo e um boliviano.
Depois de 7hrs dentro do ônibus finalmente chegamos em Oslo. Como eu disse acima, não tinha mais resquício de neve em Lund. Em compensação tinha lugares em Oslo que a neve ia até o joelho e os lagos estavam congelados (apesar de não estar mais nevando). Apesar disso a sensação térmica não era de tão frio quando Lund/Malmö porque não tem o vento desgraçado que tem em Skane.
Depois de ter visitado Stockholm, Copenhagen e Oslo posso dizer que são tudo farinha do mesmo saco. São todos loiros de olhos azuis, falam línguas muito parecidas (dinamarquês, sueco e norueguês é como português e espanhol), são todos vikings e os souvenirs são iguais: duende narigudo e chapéu viking. A rivalidade existente entre eles? É briga de irmãos.
Em Oslo visitamos um museu que tinha os resquícios de 3 barcos vikings (não eram barcos normais, mas aparentemente eles enterravam as pessoas em barcos funerários), o museu do FRAM (barco utilizado em expedição de exploração do pólo norte), museu e parque Vigeland (minha recomendação: vá só no parque pois o museu é apenas cópia do parque), museu Edvard Munch e o centro da cidade.
Assumindo que tanto o Gustav Vigeland e o Edvard Munch eram noruegueses eu diria que estou com um pouco de medo dos noruegueses. As esculturas de Vigeland são realmente muito interessantes, mas algumas delas são macabras e perturbadoras. Nem tirei foto das esculturas perturbadoras porque senão não ia dormir de noite.
O Edvard Munch é o autor da famosa pintura O Grito. No museu tem outras pinturas que também são macabras. Como no caso do Vigeland não tirei foto para não ser perseguida nos meus sonhos pelas figuras estranhas.
Ficamos sabendo que tem um navio que sai de Copenhagen as 17:00 e chega as 9:30. Depois o barco sai as 17:00 de Oslo e chega as 9:30 em Copenhagen e tem saída todos os dias. Todos os suecos recomendam e eu fiquei com vontade de fazer este passeio e visitar os lugares que não tempo.
Por último tive a oportunidade de comer uma autêntica sobre mesa norueguesa que eu já esqueci o nome e tb vi o protetor de calçado social (para quem quer ser chique sem estragar o sapato).

Nenhum comentário:

Postar um comentário