segunda-feira, 18 de maio de 2009

Passeios na Páscoa - Castelos dinamarqueses

Aqui na Suécia a segunda-feira depois da Páscoa também é feriado. Então, eu e o Sidnei fomos conhecer alguns castelos na Dinamarca.
Fomos primeiro para Helsingør conhecer o famoso Kronborg, palco da tragédia de Shakespeare Hamlet. Apesar de já ter ido lá anteriormente não tinha entrado ainda.
O castelo é bonitão. Grande, com belas estátuas e canhões imponentes. Para entrar você paga separadamente cada pedaço. Eu e o Sidnei compramos um ticket que dava direito a parte subterrânea (já me esqueci como eles chamavam lá), aos aposentos reais e a capela.
Primeiro visitamos a parte subterrânea. Definitivamente lá era o calabouço onde eles jogam aqueles que não eram lá "muy amigos". Extremamente úmido, gelado e acho que para recriar o original escuro. Tinha lugar que eu tive que bater foto com flash só para pode ver o que tinha de tão escuro que estava. Na verdade não tinha nada lá, a não ser a estátua de um tio dinamarquês (que segundo a lenda vai se levantar para salvar a Dinamarca quando tudo estiver perdido) e uns outro bonecos que esqueceram lá em baixo (que aliás o Sidnei viu e eu tirei a foto com flash para poder ver o que eles representavam).
Já a capela e os aposentos reais foram mais divertidos. Tinha até a bagunça real de papel jogado no chão em um dos aposentos.
Depois fomos para a cidade de Hillerød visitar o castelo Frederiksborg. Este castelo é lindíssimo. Muitos salões tem as paredes todas trabalhadas (o único problema é que as fotos ficaram todas embaçadas). Tinha um salão com brasão de nomes de pessoas importantes que passaram por ali como Eisenhower, mas novamente saiu embaçado. Infelizmente não deu para ver o jardim, pois saímos correndo para pegar o ônibus.

domingo, 17 de maio de 2009

Passeios na Páscoa - Helsinborg

No domingo de Páscoa, eu e o Sidnei fomos para Helsinborg.
Fomos aos lugares que já conhecia como a prefeitura, a torre Kärnan de onde dá para ver a vista da cidade e Helsingør, Slottshagen (parque atrás da torre Kärnan) , e a igreja St Mary.
Desta vez os parques estavam abertos. Visitamos o Fredriksdal com a simulação de uma cidadezinha em Skåne (só tiramos foto da barbearia e médico/dentista), algumas vacas e um jardim e horta que pelo jeito ainda não tinha chegado na primavera (acabei não tirando foto).
Por último fomos no Sofiero (que era um dos castelos da família real da Suécia). Este estava beeeeem melhor que o Fredriksdal. Apesar de algumas árvores e arbustos estarem secos tinha muitas flores. Em alguns lugares estava cheio de florzinhas espalhadas pelo chão e os passarinhos cantarolando. Segundo o Sidnei esta é a terra da Branca de Neve.

Enquanto esperávamos o horário do trem de volta para Lund tiramos algumas fotos da região do porto lá perto.