sábado, 16 de maio de 2009

Passeios na Páscoa - Copenhagen

No sábado da Páscoa eu, a Roberta e o Sidnei fomos para Copenhagen. Assim, como em Lund e Malmö, apesar de já ter ido várias vezes para Copenhagen ainda tinha (e ainda tem) muita coisa que eu não conheço.
Para começar o dia fomos conhecer o museu da famosa cerveja Carlsberg. Encontramos até a cerveja do Nicolai. Se vocês me perguntarem o que o cavalo estava fazendo lá no museu. Não faço a menor idéia. Só sei que na lojinha da Carlsberg tinha um livro sobre a história da Carlsberg com a foto de um cavalo.
O museu fica um pouquinho afastado da parte turística da cidade e tivemos que pegar o ônibus para ir lá. Nós não tínhamos tirado muito dinheiro dinamarquês e no final o ônibus era bem mais caro que imaginávamos e faltavam algumas moedinhas para completar o preço da passagem. Como a Roberta fez algumas comprinhas na lojinha da Carlsberg pedimos para a moça debitar do cartão de crédito a mais e nos dar em dinheiro. No final fizemos as contas erradas e quando entramos no ônibus o motorista falou que faltava uma coroa... Bom, como aquele era todo o dinheiro dinamarquês que tínhamos o motorista foi até legal e fez o desconto de uma coroa para nós.
Passamos pelos pontos que eu já conhecia (mas que sob a luz da primavera fica muito melhor):
Amalienborg (pegamos o finalzinho da troca da guarda real dinamarquesa)
Frederik's Church (ou Marble Church)
Amelie Haven (com a vista para o Opera House)
NyHavn (onde almoçamos)
Pequena sereia e arredores (novamente com um monte de gente querendo tirar foto tocando na sereia)
Kastellet
Fonte Gefion (que ainda estava sem água) e Kogens Have:
Stock Exchage:
Prefeitura
e os lugares que eu não tirei foto: Gamal Strand, Kogens Nytorv, Strøget.
Entrei pela primeira vez no Christiansborg Palace. Pena que não podia tirar foto lá dentro porque o palácio é bonito.
Lá assistimos um video sobre a história do palácio. Acho que esse palácio deve ser amaldiçoado. Desde que foi construído o palácio pega fogo a cada 100 anos sendo que desses 100 anos passam 50 anos resconstruindo o palácio do incêndio anterior. Foi uma sábia decisão da família real ter se mudado de lá.
Ah, já ia esquecendo... Acho que o Sidnei deve ter ofendido profundamente os dinamarqueses. Ele dormiu no meio do vídeo sobre a história do palácio e logo veio o guardinha de cara feia acordá-lo. Deve ser as raízes suecas dele se manifestando.
Outra novidade para mim foi subir na Rounded Tower. Apesar da torre não ser muito alto tivemos uma boa vista de Copenhagen pois não tem prédios muito altos. Tem uma vista legal tb da ponte Öresund.
Na volta passamos na frente do Tivoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário