domingo, 10 de maio de 2009

"Around the Sound"

No sábado do dia 4 de abril amanheceu uma dia mais do que feliz (até tirei foto da "gradiosa" estação de Hjärup e o uper trem Pågatåg). Acho que esse foi o primeiro final de semana que experimentamos o clima da primavera. Naquele dia ensolarado não tinha como ficar em casa, então liguei para o pessoal e resolvemos seguir a dica do Florian e compramos um bilhete de trem "Around the Sound".
Pegamos o trem para Helsinborg. Cidade simpática, com uma bela prefeitura, a torre Kärnan (torre de observação de um antigo forte que protegia Helsinborg contra os dinamarqueses) de onde se tem uma boa vista da cidade e a igreja Sta Maria. Parece que tem tb uma rua de comércio muito boa, mas o povo sueco ainda não tinha acordado e a rua estava deserta.
O Hugo amou Helsinborg. A torre então deve ter sido a melhor coisa que ele viu na Suécia tamanha a admiração do rapaz.
Como as demais atrações estavam fechadas para o período do inverno ainda resolvemos pegar o barquinho até Helsingor (que estava incluso no nosso bilhete). Para o Hugo não precisava ir até Helsongor. Era só o passeio de barco e pronto. Afinal de contas, a gente não ia achar nada melhor que a torre em Helsingor.
Na entrada do barco vimos vários suecos entrando com caixas de bebidas vazias que devereiam ser preenchidas com várias garrafas de bebidas alcoólicas na Dinamarca. Logo na saída do barco, tinha uma loja de bebidas alcoólicas. Na nossa curta caminhada em direção ao centro, encontramos várias lojas de bebidas alcoólicas feitas justamente para os irmãos suecos. Muitas tinham a bandeirinha da Suécia na porta com anúncios em Suecos. Provavelmente eles amam o governo sueco por tem inventado do Systembolaget (única loja que tem permissão do governo para vender bebida alcoólica de verdade, onde as bebidas são taxadas com altos impostos). Pena que eu esqueci de tirar fotos.
Depois de almoçarmos um bifão como de costume fomos para a atração mais famosa de Helsingor, o Kronborg. Um castelo dinamarquês grande, cheio de canhões e com uma vista muito legal de Helsinborg. Tem até uns esconderijos secretos na grama. Posteriormente fiquei sabendo que o Kronborg é mundialmente famoso porque a história de Hamlet (de Shakespare) de passa nesse castelo.
O castelo é realmente muito legal, pena que já estava fechado para visitação, mas pudemos ver o pátio e a parte de fora do castelo. Depois de ter ficado falando um tempão que não tinha nada para ver em Helsingor o Hugo não quis dar o braço a torcer e ficou falando que a torre era muito melhor que o castelo. Ficamos depois zoando o Hugo falando que os dinamarqueses nem se esforçaram muito para conquistar Helsinborg porque a torre deles não tinha graça comparado com o Kronborg.
Para terminar o dia voltamos por Copenhagen e jantamos no Hard Rock Cafe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário