sábado, 10 de outubro de 2009

Midsommardag

O Midsommardag pelo que eu entendi é um dos feriados mais importantes aqui na Suécia. É o auge do verão e se comemora o verão a fertilidade.
Passando o verão aqui realmente dá para perceber que essa é a época da fertilidade mesmo. É quando se tem as "berries" de montão, todas as plantas florecem e todos os bixos se reproduzem. Nos parques em Malmö acho que todas as famílias de pato tinham seus filhotinhos.
Como um típico sueco faz no midsommardag? Bom, a Ylva (nossa colega e amiga sueca) nos conivdou para vivenciar um típico midsommardag. Primeiramente nos encontramos no Folkets Park. Demos uma volta no parque de diversão. O Thiago e o Felipe como bons namorados foram conseguir um bixinho para suas namoradas no Brasil. O Pedro foi tentar a sorte na roleta, mas infelizmente não conseguiu o super chocolate de 2kgs!
Depois fomos ver as demonstrações de danças e músicas típicas.
Depois começou a chover e fomos para a casa da Ylva para mais atividades. Aparentemente todo mundo tem que ter a sua coroa de flores no midsommardag e fomos fabricar as nossas. Bom... ficou meio claro que os computeiros do Venturus não são lá grande coisa para trabalho manuais, com exceção do Luis. A coroa dele foi a mais perfeita!
O próximo passo foi almoço tipicamente sueco preparado pela Ylva, Anders, Martin, Malin e Helena (foi preparado enquanto os brasileiros se enrolavam com as coroas de flores). O almoço estava muito bom! Batatas, peixe, frango, pão e molho.
Depois do almoço (ou foi durante o almoço?) rolou a sessão "enchendo a cara". Segundo os suecos isso também faz parte da tradição. A Ylva tinha algumas caixas com garrafinhas de snaps e a regra era cantar uma música (eles tinham impresso uma folha com as músicas suecas) e virar uma garrafinha. Cara... foi difícil... não sei como ninguém passou mal porque o negócio não era fraco não!
Quando eu estava joagando a toalha o sol resolveu abrir de novo. Aí voltamos para o parque para terminar as atividades típicas do midsommardag. Primeiro dançamos a dança do sapo (små grodorna) em volta do poste do midsommardag. Esse não dava para pular já que o Luis tinha treinado a semana inteira para isso. Infelizmente nessa parte não tenho documentado a nossa dança mas aqui vai um link para vcs terem uma idéia de como é. No vídeo na verdade vocês poderão ter uma boa idéia da festividade do midsommardag.
Porque dança do sapo??? Não me pergunte nenhum sueco soube me explicar o porquê da dança do sapo. Na verdade a única explicação que ouvi foi: "provavelmete porque a esta altura estamos todos bêbados e não sabemos o que estamos fazendo".
Depois fizemos uma gincana Foi bem divertido... principalmente porque ninguém estava lá muito bem e houveram vááários tombos fenomenais!
Depois jogamos um jogo tipicamente sueco chamado Kubb. O jogo basicamente consiste em derrubar os bloquinhos de madeira do time adversário. Obviamente nossa pontaria estava péssima (ainda por causa dos snaps).
Tivemos também uma sessão bumerangue. Nosso amigo Luis é um apaixonado por bumerangues e ele fez algumas demontrações para nós. Aliás, ele mesmo fabrica seus bumerangues e daí vem sua habilidade com trabalhos manuais.
Para encerrar as festividades do midsommardag fomos para a casa do Anders onde tivemos um churrasco sueco seguido de sessão Guitar Hero.
Quero aqui deixar o meu agradecimento ao nossos amigos Ylva, Anders, Malin, Martin e Helena que planejaram e prepararam tudo. Foi o dia mais divertido durante a minha estadia aqui.
Ah! esqueci de mencionar uma coisa muito importante! No dia seguinte quando a Ylva explicava o significado do feriado mais uma vez comentou que o poste sempre presente (em volta do qual dançamos a dança do sapo) representava um pênis (já que as festividades celebra a fertilidade). Vocês precisavam ver a indignação dos meninos por terem dançado em volta do poste sem saber... Impagável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário